Eles devem ser chamados de Arisen

Muitos em Sarnaut chamaram a Centelha da Vida de "alma" ou "essência divina", mas Tep era muito mais pragmático e deixou essas questões para os religiosos. Ele dedicou vários anos de estudo para encontrar uma maneira de capturar uma Centelha. Dificilmente considerado um filantropo, quando Tep finalmente conseguiu capturar uma, guardou para si a fórmula de vida eterna. Ele construiu uma grande pirâmide para abrigar uma prisão de Centelhas lançadas por aqueles que morreram.

Sua arrogância o levou a acreditar que iria passar despercebido, mas os Zems - uma nobre raça de bravos guerreiros e engenheiros brilhantes - levantaram-se contra ele. Durante a batalha, aqueles que morreram tiveram suas Centelhas presas na pirâmide de Tep. E não foi até a batalha final, quando o últimos dos Zem caiu e Tep foi finalmente derrotado, que as Centelhas foram libertadas.

As Centelhas recém-libertadas correram de volta para seus corpos mecanicamente melhorados, apenas para encontrá-los parcialmente apodrecidos. Erguendo-se de suas próprias covas, eles estabeleceram uma nova raça em Sarnaut: eles mantiveram suas mentes e as memórias de suas vidas antes da morte, e coletivamente ficaram conhecidos como os Arisen.

Embora eles tenham conseguido se libertar da Pirâmide de Tep, ela ainda permaneceu ativa e continuou a capturar as Centelhas dos que infelizmente morriam.

Tensess - O Presente da Vida

Muitos anos depois, o Grande Mago Tensess foi morto em combate durante uma batalha contra os demônios Astrais e sua Centelha, também, acabou presa na prisão da pirâmide. Sua Centelha, entretanto, era mais poderosa do que qualquer outra e ele foi capaz de superar a vontade de Tep.

Sua Centelha convocou espíritos, que ficaram conhecidos como Servos de Tensess, para ajudar a levar as Centelhas presas de volta para a vida. Logo, todos aqueles sobre os allods sabiam de seu destino: a morte não era um fim, e suas Centelhas os permitiriam continuar existindo após seus corpos perecerem. Qualquer um que realizasse o rito de purificação naquele purgatório seria devolvido a seu corpo, vivo e bem o suficiente para lutar novamente.

Tensess concedeu este dom a todos nos allods, tanto da Liga quanto do Império. Ele desejava do fundo de seu coração que os antigos inimigos se unissem para enfrentar um inimigo comum: os demônios Astrais.